Saúde - Segunda-feira, 15 de Junho de 2020

Médico infectologista ministra palestra em Bofete

Na última sexta-feira, 12, o médico infectologista Gabriel Berg esclareceu dúvidas sobre o coronavírus em palestra apresentada a funcionários e profissionais da saúde no município de Bofete, a pedido da diretora de saúde Joisse Caria e Silvia Maria, vice-diretora.O médico explicou que o coronavírus está presente há muitos anos entre as populações do mundo, mas há três novas formas que se mostraram muito agressivas e causaram epidemias recentes. O SARS-Cov1, de 2002, o MERS-Cov, de 2012, e o SARS-Cov2, responsável pela pandemia atual e que causa a COVID-19.A doença foi classificada como pandemia, pela OMS (Organização Mundial de Saúde), em março de 2020, porque houve disseminação mundial do coronavírus. Febre, tosse e cansaço são os principais sintomas da doença. “Infelizmente, as pessoas com doenças graves permanecem, em média, 15 dias na UTI, com o uso de ventilação mecânica.”Destacou ainda que a COVID-19 acomete pessoas mais velhas, e esse é um dos graves aspectos da doença. “Temos de cuidar dessas pessoas e protegê-las durante a pandemia”, recomendou, mas vale lembrar que as pessoas mais novas também estão sujeitas a contaminação por isso, os cuidados devem ser redobrados.Pessoas com doenças crônicas também são mais sensíveis aos riscos da COVID-19. “Quem suspeita que esteja infectado, deve ficar atento ao sétimo e oitavo dia, porque é quando se tem um período correto para se realizar o teste rápido com eficiência.” Nesse caso, deve-se procurar ajuda médica de urgência.Ele recomendou ampliar a limpeza das superfícies, maçanetas de portas, armários, lavar as mãos, aumentar a higiene, manter o distanciamento social e sempre usar mascara ao sair de casa.Na oportunidade a diretora Joisse agradeceu ao Dr. Gabriel pela palestra e divulgou que nos próximos dias irá realizar uma LIVE através da página oficial da prefeitura para que o Dr. Gabriel possa explanar maiores detalhes e informações sobre o coronavírus para toda população de Bofete.