Saúde - Sexta-feira, 17 de Abril de 2020

Diretoria do Meio Ambiente iniciará operação “De Olho na Queimada”

A Diretoria do Meio Ambiente de Bofete, está dando início à operação De Olho na Queimada, voltada ao monitoramento e ao combate de queimadas e incêndios principalmente em áreas verdes e terrenos do município. Esta iniciativa é voltada às ações necessárias no período de menor incidência de chuvas, quando os riscos associados ao fogo aumentam. “É fundamental que a comunidade colabore e não faça queimadas, além de sempre descartar corretamente os resíduos”, destaca a Diretora do Meio Ambiente Carina. De acordo com a Engenheira Florestal Carina Zanco, a prefeitura está empenhada em manter as orientações necessárias para controle e combate de incêndios. “Teremos o monitoramento feito com a equipe da Diretoria do Meio Ambiente, além do auxílio da Polícia Ambiental, salientou Carina. Faremos também a distribuição de folhetos informativos com orientações técnicas e principalmente sobre a Lei Municipal nº 1910 de 26/11/2007. O prefeito Osvaldo, frisou que a participação da sociedade é essencial para que se tenha sucesso nesse monitoramento e controle, além de lembrar que queimadas neste período do ano geralmente amplia os problemas respiratórios em pessoas com algum tipo de debilidade, principalmente crianças e idosos. Para ajudar na redução de queimadas e incêndios, a população deve fazer o descarte correto de lixo e nunca colocar fogo em terrenos, vias públicas e áreas verdes, o que, além de prejudicial, é proibido por lei. Quem flagrar pessoas cometendo delitos como esses pode entrar em contato com a Diretoria do Meio Ambiente através do número (14)3883-1719 ou Polícia Ambiental (14) 3882-6070. Em casos de focos de incêndios, a orientação é para entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193) ou Defesa Civil (199). Lembre-se, QUEIMADA URBANA E RURAL É CRIME, faz mal à saúde e a multa é pesada para quem mexe com fogo.