Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Bofete, quinta-feira, 21 de novembro de 2024 Telefone (14) 3883-9300

Atendimento Atendimento: Segunda à Sexta-feira - 7h30 as 11h - 12h30 as 17h

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Livros Infantis

LIVROS INFANTIS

Publicado em 14/04/2020


A importância da Leitura na Educação Infantil

A leitura é uma das principais ferramentas na formação social e cidadã de uma pessoa. Através dela é estimulada a capacidade dos cidadãos se organizarem em sociedade de forma consciente, crítica e solidária.
É de extrema importância o incentivo desta prática desde a educação infantil. A leitura estimula a imaginação e tem a capacidade de tornar mais reflexivo o senso crítico de uma pessoa. Iniciar este processo na infância é fundamental e deve ter influência e exemplo de pais e educadores.
A familiarização com livros e suas narrativas oportuniza a interação com o ambiente em que estamos inseridos e é de grande importância para nossa compreensão de mundo.
Não apenas em casa, mas também na escola, com a alfabetização infantil, a literatura desperta diferentes habilidades nas crianças, como a linguagem, a ampliação de vocabulário e a criatividade – além da construção de uma formação ética e recursos para lidar com emoções e sentimentos.
Rotina
Na fase infantil precisamos fixar rotinas para as crianças. De forma leve, é preciso disciplina de pais e professores para criar o hábito ao mesmo tempo que a prática não deve ser imposta, para não despertar o desinteresse.


Conteúdos por idade
A faixa etária ainda é o principal filtro para selecionar os livros mais adequados para as crianças, mas cada uma se desenvolve de uma maneira. Adaptações de conteúdo podem ser feitas para que cada criança possa ler o que for mais apropriado para sua idade e seu nível de leitura.

A partir do segundo ano as histórias devem conter narrativas rápidas e curtas, compostas com gravuras simples e atrativas. Recursos como fantoches e livros dinâmicos auxiliam no despertar do interesse.

Entre dois e três anos de idade os livros infantis devem conter histórias rápidas, com texto simples e poucos personagens. Além disso, é importante que o enredo possa ser contextualizado com a rotina da criança – como por exemplo histórias de família, brincadeiras e escola.
Depois, até os seis anos de idade, os livros podem conter histórias que proponham vivências que se consolidam nos ambientes familiar e escolar e devem apresentar várias imagens. Livros de dobradura e o uso de fantasias pelo contador da história são indicados para envolver ainda mais as crianças com a história contada.

Nesta página estão disponíveis alguns livros infantis para aguçar a imaginação de nossas crianças.



CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

Segunda à Sexta-feira - 7h30 as 11h - 12h30 as 17h

CNPJ: 46.634.143/0001-56Razão Social: Município de Bofete

SIGA NAS REDES SOCIAIS

FacebookInstagramWhatsAppYouTube

CONTATO

Rua Nove de Julho, 290
Centro
Bofete - SP
CEP: 18590-000
Telefone: (14) 3883-9300
E-mail: comunicacao@bofete.sp.gov.br

Ver Localização

WEBMAIL

WebMail
Lei Geral de Proteção de Dados
Encarregado(a) Geral de Proteção de Dados Marcos Antonio Lourenço Santiago

Versão do sistema: 2.0.0 - 15/11/2024

Portal atualizado em: 18/11/2024 16:37:07

Prefeitura Municipal de Bofete - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.