Prefeitura reúne autoridade e profissionais  da saúde para elaborar plano de contingência contra o COVID-19

A Prefeitura de Bofete, através do prefeito Osvaldo do Baiano reuniu funcionários da saúde na tarde da última sexta-feira, 20 de março, para apresentar e discutir o plano de contingência ao Coronavírus (COVID-19) que objetiva prevenir a doença que tem feito vítimas em diversas cidades do interior paulista, inclusive na capital.

A prefeitura seguirá as orientações estaduais e terá como base o Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria de Vigilância em Saúde, órgão do Ministério da Saúde.

Na reunião ficou definido que haverá momentaneamente mudanças no atendimento ao usuário nos postos de saúde. A partir da desta segunda-feira, 23, haverá uma divisão de fluxo (triagem), feita por um técnico capacitado, onde fará a identificação das necessidades de cada paciente.

Pacientes com sintomas serão encaminhados para consulta e ala separada, e se constatado, será encaminhado para isolamento onde receberá medicamento e orientações. Vale lembrar que casos leves serão tratados e encaminhados para isolamento domiciliar num período mínimo de 14 dias, em casos graves, o paciente ficará internado para acompanhamento ininterrupto dos profissionais da saúde.

O Departamento de Saúde informou ainda que algumas especialidades terão suas consultas de rotina suspensas temporariamente afim de não gerar aglomeração de pessoas nos locais de atendimento. Apenas casos mais complexos serão agendados e atendidos no Posto de Saúde da Cohab.

Como se prevenir?

 Os profissionais da saúde, falaram sobre as medidas a serem tomadas para prevenir a proliferação do vírus, entre elas, higienizar as mãos com frequência: o álcool gel ou a higiene com água e sabão são eficazes para o combate do vírus; Evitar tocar a boca, nariz e olhos: caso seja necessário, higienize as mãos imediatamente antes e depois; Utilize a etiqueta da tosse: se for tossir ou espirrar não utilize as mãos ou lenços de tecido. Utilize preferencialmente lenço descartável e, se não for possível o lenço, utilize o antebraço para proteção da boca e nariz; Evitar aglomerações e locais fechados; Manter os ambientes higienizados e ventilados em casa e no trabalho; Manter distância de pelo menos um metro das demais pessoas; Não compartilhar objetos pessoais.

Orientações para a população

O prefeito Osvaldo fez questão de enfatizar orientações que já estão sendo repassadas por meio do Departamento Municipal de Saúde para toda à população através das redes sociais da Prefeitura e site oficial.

“Não há motivo para desespero, apenas para precaução e prevenção. Nossas Unidades Básicas de Saúde estão preparados para atender a população. Apenas procure os serviços de saúde quem não estiver se sentindo bem e com dificuldade respiratória. Caso tenha sintomas de gripe comum e leve o ideal é permanecer em casa e fazer repouso. Se for necessário a visita às Unidades de Saúde, é importante utilizar máscara de proteção para não oferecer risco às demais pessoas e também aos profissionais de saúde”.

NOTA TÉCNICA